quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bath

29 e 30 de julho - Bath

Saímos de Plymouth abaixo d'água. Uma chuvarada pesada, como ainda não tínhamos pegado. Primeiro uma parada no posto de gasolina para abastecer, isto é, eu mesmo abastecer, e assim será daqui pra frente. Mas esta foi fácil.
Atravessamos o Dartmoore National Park ainda na chuvarada. Uma pena, porque o parque parece muito bonito. Lembrou a região de Ausentes. Até saí do carro para fotografar, abaixo de protestos. Mais molhei a lente e o meu corpinho do que fotografei alguma coisa. Mas tinha que tentar né ...

No meio do caminho pra Bath, a Dé achou no guia um tal lugarejo chamado Cheddar Gorge, e nos tocamos pra lá. É um vilarejo que se formou em torno da fabricação do queijo e dos penhascos e cavernas que tem por ali. Ali nasceu o primeiro queijo cheddar, que era maturado nas cavernas e até hoje tem uma fábrica bem famosa deste tipo de queijo. Fizemos uma visitação na fábrica com direito a degustação. Nada a ver com aquele negócio amarelo ovo podre que a gente compra no super por aí. O gosto é completamente diferente. Compramos um pedaço pra ir entretendo os carrinhos na viagem. A chuva ia e vinha, e quando passamos pelos penhascos, estava na situação de "vinha". Então, só passamos devagarinho pra ver os paredões de dentro do carro.
Chegamos em Bath de noitinha, procurando os B&B (Bread and Breakfast) e nos orientando pelo GPS. Às vezes dá vontade de dar de relho naquela mulherzinha que fica dentro do GPS. Até porque ela sempre tem razão. Os B&B do guia estavam cheios, mas logo achamos outro meia-boca que tinha 2 quartos livres.
Ainda sobrou tempo pra ir ao centro de Bath olhar os tais dos "Banhos Romanos". Aqui tem nascentes termais onde os romanos montaram uma enorme estrutura de banhos, como um SPA, no ano de 73. Com o tempo, tudo foi parcialmente soterrado e há uns 100 anos atrás os banhos romanos foram redescobertos e, após as escavações, foi montado um museu no local, demonstrando o seu funcionamento, inclusive com algumas piscinas termais funcionando (não para uso). Em alguns hotéis funcionam piscinas termais.




Pra quem não sabe, B&B são acomodações dentro das casas das pessoas, que alugam quartos e são administrados pelos proprietários. Alguns são bem simples e outros já tem alguns serviços a mais e parecem um pouco com hotéis e tem outros bem sofisticados. Tem no campo e na cidade. Tem por tudo. Possuem inclusive classificação com estrelas, como os hotéis, em guias especializados.
O nosso, por exemplo, não tinha banheiro em nenhum dos 5 quartos. Cada quarto tinha uma pia. Tinha um banheiro só com chuveiro e pia e e outro só com o sanitário. E o café da manhã era só um pãozinho tostado com manteiga, café ou chá e uma caixa destes cereais de super.
Toda a cidade de Bath é igual. A parte nova e a mais histórica. As casas praticamente não tem diferenças umas das outras e todas são construídas com o mesmo tipo de pedra. A cidade só tem uma cor: bege. Mas toda ela é muito fotogênica, principalmente com sol.
Caminhamos bastante pela cidade de manhã, olhando as construções da parte histórica. O Royal Crescent é um semi-círculo, de uns 200 metros, com uns sobrados, ou melhor,  prédios  com subsolo e mais 3 andares, todos exatamente iguais colados uns aos outros. E na frente um gramadão enorme.



Tem muita coisa sobre a Jane Austen, aquela de "Orgulho e Preconceito", aqui foi onde ela escreveu seus romances de época.
Depois de comprar sanduíches, tomate e frutas para a viagem, nos tocamos para Iron Bridge. Pretendíamos dar só uma passadinha e seguir viagem, mas o dia estava bonito e o lugar também. Então resolvemos explorar mais a cidade e dormir ali. O B&B desta vez era bem melhor e também mais barato. Iron Bridge surgiu da fundição do ferro e ali está a primeira ponte de ferro do mundo. O lugar fica encravado em uma montanha ao lado do rio Dove, é bastante turístico, tem muito sobe e desce, é bem pequeno e é cheio de casas estilo inglês :)






Um comentário:

  1. Débora, Ricardo e Cia, O blog tá muito show, parabéns. A Cornualia é tudo de bom, não é mesmo?
    Tem também uma outra cidadezinha lá que se chama Clovely, é uma vila de pescadores que parece intocada pelo tempo, onde carros não entram, com marujos de capinha de chuva amarela e cachimbo na boca.Clovely is lovely!

    ResponderExcluir