sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bélgica

06 e 07 de agosto - Inglaterra e Bélgica

Com o dia a mais em Edinburgo, fomos para York, na Inglaterra, só devolver o carro. E, saímos cedo porque tinha hora marcada.
Visitamos no caminho o Castelo de Alnwick, que é onde foram filmados o primeiro e segundo Harry Potter e as crianças queriam ver. O castelo fica junto a uma cidadezinha e é bem grande e conservado. Tem um enorme parque e várias brincadeiras para crianças.

Chegamos em York com algum tempinho de segurança. Foi bom, porque para descobrir o lugar onde deveríamos pegar o ônibus que nos levaria até Hull, e depois para devolver o carro foi um parto. Que cidadezinha com trânsito confuso! York também é uma cidade histórica que possui muros dentro da cidade e não tem rua reta, pelo menos pelo centro.
    Nos pareceu, de passada, extremamente agradável e interessante. Mas esta, fica pra próxima.
    Pegamos o ônibus que nos levou para a estação do ferry boat em Hull. De lá, já estava saindo nosso baita barcão com destino a Zeebruge na Bélgica, onde encontraríamos o Dimitri e a Viviana novamente.
    A viagem demora umas 12 horas, e ainda perdemos mais uma hora no fuso. Agora temos 5 horas de diferença com o Brasil.

É um barcão enorme, com 3 andares de quartos e mais enormes áreas de restaurante, bares, lojinhas de freeshop, boate, sala de piano e jogos. Jantamos num buffet (já havíamos comprado a passagem com janta) e as crianças ainda foram ao cinema, às 23h, ver "Anjos e Demônios". Eu e a Dé desmaiamos na cabine para 4, com 2 beliches.A dona Jurema ficou em outra cabine, com um beliche.
    Chegamos em Zeebruge e lá estavam nos esperando, em 2 carros, o Dimitri e a sua mãe Wivine de Vuist. Nos levaram para o apartamento dela na praia, em Pierlala a uns 10 min dali. Do apto, que é na beira da praia, se enxerga o porto com os navios e o ferry. Encontramos então, novamente, a Vi, Laura e Olívia, e nos esperavam com um cafezão com carne de cavalo (cortada como presunto) e tudo. Demos uma descansada, colocamos os assuntos em dia e nos tocamos todos para Bruges.
    Chegamos em Bruges por um estacionamento enorme, já que a cidade é antiga, não comporta carros estacionados nas ruazinhas e há muito turismo. O estacionamento era no subsolo e o interessante era que acima de cada vaga para carro havia uma luzinha verde, que ficava vermelha assim que a vaga era ocupada. Desta forma pudemos ver rapidamente onde poderíamos deixar os carros naquele estacionamento quase lotado.
    Bruges é uma cidade medieval, de conto de fadas - canais, sobrados coloridos com telhados em escadinha, muitas flores, charretes e carruagens levando turistas, muitas mesas de restaurantes e cafés na rua. Como estava bem ensolarado, os passeios foram lindos. Andamos de barco pelos canais, este foi um passeio realmenmte especial.No meio da tarde almoçamos em um destes restaurantes com mesinhas na rua (uma ruazinha bem tranquila), embaixo das árvores, tomando cerveja local! O Dimitri ensinava sobre as cervejas e, segundo ele, há centenas de tipos de cerveja na Bélgica. Almoçamos muito bem, o local era muito agradável. Ainda, algumas caminhadinhas depois, paramos em outro local de restaurantes para a sobremesa - o tradicional e incrível waffle - cada um pediu da sua preferência, havia com sorvete e calda de chocolate quente, só com manteiga, etc.

Voltando para a praia - que fica somente a uns 20 minutos de Bruges - passamos por mais canais e uma zona rural muito bonita. O Ricardo pedindo para parar o carro e fotografar, é claro....Ainda era dia claro, mais ou menos 19h30, havia uma maratona na areia, em frente ao apartamento. O Dimitri, Ricardo, Artur e Viviana foram passear na areia, caminharam até quase o anoitecer.Havia uma confraternizaçãozinha chique rolando na calçada, abaixo do apto - um pessoal fazendo um happy hour com champanhes, etc.

A Olívia e a Laura estavam umas fofuchas, o Artur e a Luísa brincaram muito com a Laura e a Dé apertava as pernocas da gordinha Olívia, que abria um sorrisão banguela. A janta foi carne crua com ovo cru misturado mais algumas coisas que não lembro bem. Para não nos assustarem já veio tudo misturado e tava bom. Além de nos abrigarem , oferecerem especialidades da Bélgica, muito chocolate e nos levarem para tudo que é lado, ainda ganhamos presentes da mme. de Vuist nesta noite.
    Nos hospedaram em um apartamento abaixo, no mesmo prédio, que também é da família do Dimitri; a Luísa e o Artur ficaram no apto de cima. Tudo "de 1ª"- cama muito boa, banho magnífico. No outro dia, mais um cafezão e nos aprontamos para mais uma etapa da viagem - seguir para a França. Fomos levados pelos dois motoristas: Dimitri, num carro e mme. de Vuist, noutro.